s-d2507ac50f6f63b597507dfc931959a1c52a007b

Você Tem Insônia?

A Insônia é um distúrbio do sono muito comum. O tipo mais frequente é a chamada “insônia de manutenção”: dificuldade de manter o sono por uma noite inteira, com despertares frequentes. Esses episódios são mais comuns em mulheres e têm uma incidência aumentada com o avançar da idade.

Nesse tipo de insônia, a dificuldade em retornar ao sono é tão importante quanto a causa do despertar. Pesquisas sugerem que estados de hiperatividade, traços relacionados à personalidade e alterações fisiológicas contribuem para sua ocorrência. Existe associação do distúrbio com dor crônica, disfunção gastrointestinal, puberdade, menopausa, apneia obstrutiva do sono, distúrbios endócrinos, neurodegenerativos e psiquiátricos. Além disso, tabagismo, abuso de álcool e uso excessivo de estimulantes como anfetaminas ou remédios como beta-bloqueadores e inibidores seletivos de receptores de serotonina (ISRS) também são fatores associados.

É importante destacar que indivíduos que despertam freqüentemente e, portanto, possuem uma qualidade ruim de sono, têm uma maior probabilidade de terem tendência ao estresse e à baixa autoestima, níveis mais altos de frustração e relações pessoais insatisfatórias.

Se você possui insônia, busque ajuda e informação para identificar a causa subjacente. Isso pode melhorar a qualidade do seu sono e, consequentemente, a sua qualidade de vida.