27f30227e26b

Outubro Rosa: A prevenção

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, sendo o mais comum entre as mulheres. Alguns tumores na mama são agressivos e crescem rapidamente. Entretanto, a grande maioria tende a ter crescimento lento, de forma que um nódulo pode demorar anos para se tornar palpável. Se diagnosticado precocemente, apresenta altas chances de cura. Assim, a prevenção se torna a melhor forma de combate ao desenvolvimento desse tipo de tumor.

Apresentado em 1990 pela “Fundação Susan G. Komen for the Cure”, o laço e sua cor foram ganhando o mundo, colorindo prédios, monumentos e virando símbolo na luta contra este tipo de câncer. O rosa simboliza um alerta as mulheres de todo o mundo para que façam o autoexame, o preventivo e, dos 50 aos 69 anos, realizem anualmente a mamografia.

O outubro rosa assume papel decisivo na divulgação de informação e conscientização, mas o cuidado não deve se restringir somente a esse mês. Procure seu médico, faça disso uma rotina anual, pois assim como o câncer de mama, diversas outras doenças podem ser diagnosticadas precocemente ou evitadas se prevenidas.