blog

Precisamos Falar Sobre A Febre Amarela

blogA febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos, não havendo transmissão direta de pessoa a pessoa. Os sintomas iniciais têm início súbito e podem ser febre, calafrios, dores de cabeça, dores musculares, prostração, náuseas e vômitos. Após alguns dias pode haver um período de aparente melhora dos sintomas, que dura de poucas horas a no máximo dois dias. Por fim, há reaparecimento da febre acompanhada de diarreia e vômitos com aspecto de “borra de café”. O quadro pode evoluir para insuficiência hepática ou renal, com alta gravidade, podendo ser fatal.

O tratamento é sintomático e seu objetivo é dar assistência ao paciente, o qual deve permanecer em repouso e repor líquidos. Os profissionais de saúde devem estar alerta para qualquer agravamento do quadro clínico. Se a doença for grave ou tiver complicações, o paciente deve ser atendido o mais rápido possível em uma Unidade de Terapia Intensiva.

A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença. O uso de AAS e Aspirina deve ser evitado, já que pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. É muito importante que a população busque fontes seguras e oficiais sobre o assunto.

Leia mais na Página do Ministério da Saúde que tira dúvidas sobre a Febre Amarela.