Pregnancy-e1486253615517-1024x505

Ganho de Peso na Gestação

O índices de Massa Corporal (IMC) e o ganho de peso durante a gestação interferem diretamente na saúde e no bem estar materno-infantis.

Um recente estudo, com mais de um milhão de gestantes, publicado no Jornal da Associação Americana de Medicina (JAMA), concluiu que um inadequado ganho de peso materno – tanto acima quanto abaixo do recomendado – está relacionado a desfechos ruins para a saúde da mãe e da criança.

O ganho de peso abaixo do recomendado está associado a um baixo peso infantil ao nascimento e ao parto prematuro. Já o ganho excessivo de peso possui associação com elevado peso infantil ao nascer e maior ocorrência de parto cesariano.

Gestantes e profissionais de saúde devem ficar atentos, prezando pela manutenção do peso ideal ao longo da gestação. O peso e o IMC da gestante devem ser calculados já durante a primeira consulta de pré-natal. Além disso, é importante que haja aconselhamento sobre os benefícios do adequado ganho de peso, da boa alimentação, da prática de exercícios e de hábitos saudáveis.

[Mais informações]