Doenças autoimunes: você sabe o que são?

0ebbe333cf8281bccb7ca2bd8491f778Doenças autoimunes são uma condição em que o nosso sistema imunológico, que é responsável por nos defender de doenças e outras condições de risco, reconhece o próprio corpo como algo estranho e “ataca” tecidos ou órgãos saudáveis. Seu sinal clássico é a inflamação: dor, vermelhidão, inchaço e calor. As partes mais afetadas do corpo são os vasos sanguíneos, as articulações, os músculos, os tecidos conjuntivos, as glândulas endócrinas, os glóbulos vermelhos e a pele.

Cada doença possui “alvos” diferentes. Se ataca a pele, como no vitiligo, na psoríase e no lúpus, os sintomas podem ser bolhas, feridas cutâneas e alterações na coloração. A artrite reumatoide geralmente causa dor nas articulações, rigidez para realizar movimentos e perda de função. Algumas dessas doenças, no entanto, podem atingir mais de uma parte do corpo, como o diabetes tipo 1 e o lúpus eritematoso sistêmico.

A causa dessas doenças ainda não é conhecida e, por isso, não existe cura definitiva para elas. No entanto, sua progressão é geralmente gradual, o que possibilita um diagnóstico precoce e uma intervenção adequada. O tratamento tem como objetivo o alívio dos sintomas e a promoção do retorno à “normalidade” do sistema imune, a fim de evitar complicações e melhorar a qualidade de vida do portador.