whd-depression-630

Dia Mundial da Saúde: Vamos Falar Sobre a Depressão?

O Dia Mundial da Saúde é comemorado a cada 7 de abril, data da fundação da Organização Mundial da Saúde. Trata-se de uma oportunidade importante para mobilizar ações sobre um determinado tema. Em 2017, o tema escolhido para a campanha é a depressão, que acomete cerca de 121 milhões de pessoas ao redor do mundo.

A depressão afeta pessoas de todas as idades, regiões e esferas sociais. É uma enfermidade que pode ter múltiplas causas, envolvendo problemas físicos e problemas emocionais.

Os principais sintomas são a tristeza profunda, a desesperança e a falta de vontade de exercer atividades diárias que, aos poucos, atrapalham a qualidade de vida e podem desencadear outras doenças. O suicídio, que é a sua consequência mais grave, já é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos de idade.

Segundo a OMS, o primeiro passo para combater a depressão é o reconhecimento dos seus sintomas. Compreender melhor a doença e entender os mecanismos relacionados ao seu estabelecimento são maneiras de reduzir o estigma, garantir informação e fornecer ajuda às pessoas envolvidas direta ou indiretamente. Dessa forma, pode-se tratar precocemente e até mesmo prevenir seu aparecimento.

Com o slogan “Depressão: vamos falar sobre” (Depression: let’s talk), a Organização salienta a necessidade de criação de espaços e oportunidades de conversa e de debate sobre a depressão. Seja com a família, com amigos, com o médico ou em redes sociais, o diálogo pode ser um importante meio de apoio e recuperação.

Confira a página da Organização Mundial da Saúde sobre o Dia Mundial da Saúde 2017.