depressao

Depressão.

  • Introdução

A depressão é mais do que apenas se sentir infeliz por alguns dias.

Todos nós passamos por períodos em que nos sentimos para baixo, mas quando você está deprimido, essa sensação de infelicidade persiste por semanas ou meses, ao invés de apenas alguns dias.

Algumas pessoas ainda pensam que a depressão é algo trivial e não uma condição de saúde genuína. Eles estão errados. A depressão é uma doença real, com sintomas reais, e não é um sinal de fraqueza.

Às vezes, é desencadeada por uma mudança de eventos da vida, como luto, perda do emprego ou até mesmo ter um bebê. Mas também pode surgir sem nenhuma razão óbvia.

A depressão é muito comum e afeta cerca de um em 10 de nós em algum momento. Afeta homens e mulheres, jovens e velhos.

A boa notícia é que, com o tratamento e apoio adequado, a maioria das pessoas pode fazer uma recuperação completa.

  • Como saber se você tem depressão

A depressão afeta pessoas de diferentes maneiras e podem causar uma ampla variedade de sintomas.

Eles variam de sentimentos de tristeza e desesperança duradoura, a perder o interesse nas coisas que você usualmente desfrutava com prazer. Muitas pessoas com depressão também têm sintomas de ansiedade.

Também pode haver sintomas físicos, como sentir-se constantemente cansado, dormindo mal, ausência de apetite ou desejo sexual, e queixando-se de diversas dores.

A gravidade dos sintomas pode variar. Em sua forma mais suave, a depressão pode fazer você se sentir simplesmente, mas de forma persistente, para baixo. Já na sua forma mais grave, tendências suicidas podem se manifestar.

  • Quando consultar um médico

 Muitas pessoas esperam um longo tempo antes de procurar ajuda para a depressão, mas o melhor é fazer isso tão logo você perceba uma alteração duradoura no seu estado de animo. Quanto mais cedo você ver um médico, mais cedo estará a caminho da recuperação.