hero-icons

Alergia e Intolerância Alimentar

Na alergia e na intolerância há diferentes respostas do organismo ao alimento ingerido. Você sabe como diferenciá-las?

A intolerância ocorre quando o alimento não é corretamente digerido, por isso, os sintomas são mais acentuados no sistema gastrointestinal. Vômito, diarreia, distensão e gases intestinais são comuns. Não há, necessariamente, histórico familiar de intolerância aos mesmos alimentos.

A alergia pode acometer vários membros da mesma família. Trata-se de uma reação imunológica em que o organismo cria anticorpos e produz substâncias em resposta a determinados alimentos, entendendo-os como agressores. Os sintomas são imediatos e generalizados, podendo incluir coceira, inchaço e vermelhidão na pele e mucosas, além de dificuldade para respirar.

Ovos, trigo, leite, peixes, crustáceos, castanhas, amendoim e soja são os maiores responsáveis pelos casos de alergia alimentar, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Pessoas intolerantes e alérgicas devem ficar atentas aos rótulos dos produtos consumidos, pois eles contêm, obrigatoriamente, informações sobre sua composição e possíveis riscos.