training_results

A participação popular e a avaliação

A avaliação da qualidade na prestação de um determinado serviço é, sem dúvidas, ferramenta indispensável para a melhoria e evolução da oferta do mesmo. Tanto quem avalia quanto quem é avaliado precisam saber do quão saudável e importante é a prática dessa atividade. Além disso, precisam saber reconhecer quais são os papéis de cada um para que ambos os lados saibam colher os frutos dessa relação tão benéfica e salutar atualmente.

Quem se destina a oferecer um serviço deve, antes de tudo, reconhecer as reais necessidades e estar disponível a ouvir o seu público. Quem usufrui de tal serviço tem, por direito, a opção de avaliá-lo no intuito de torná-lo melhor. Quando esse diálogo se estabelece em uma via de mão dupla, ambos saem ganhando. Melhora-se o serviço e garante a satisfação do usuário.

Pois bem, tal lógica, que parece bem simples, anda um tanto que esquecida dentro do SUS. Pouco se ouve de quem utiliza os serviços do sistema de saúde. Além disso, tenta-se, de diversas formas, criar estratégias que impeçam a participação popular, sejam reuniões em horário de trabalho para boa parcela da população ou de madrugada. Há, ainda, várias tentativas de se desqualificar, tanto quem representa a população, quanto os seus argumentos e queixas. Já está provado que em lugares onde as pessoas são ouvidas, a qualidade do serviço é melhor. A intransigência é deixada de lado e uma relação horizontal é estabelecida.

As ideias de “tirar vantagem”, enganar para lucrar ainda permeiam a mente de diversos prestadores de serviços, sejam eles públicos ou privados. Esse tipo de pensamento impede que o SUS venha a se tornar, de fato, o maior e melhor sistema de saúde. O caminho é claro e evidente. Basta se querer dar um basta. Ouvir para aprender. Ouvir para melhorar. Deixar a participação popular de fato se tornar ativa é o melhor jeito de se consertar o que está errado. É preciso incentivar a participação, desde as escolas até às associações de moradores. O diálogo aberto e franco é o caminho.