Untitled

Gravidez e Diabetes: uma relação perigosa.


Durante a gravidez, o corpo feminino passa por diversas transformações. É, sem dúvida, uma condição que inspira cuidados,principalmente, se a mãe desenvolver diabetes.


Você já deve ter ouvido falar que os açúcares são fonte de energia para o nosso corpo. As células utilizam esses açúcares como combustível para produzir a energia necessária para realizarmos nossas atividades diárias, sendo que a glicose é o açúcar preferido pelas nossas células.


Quando comemos, a glicose presente nos alimentos vai parar no sangue e para que ela chegue dentro das células para ser utilizada é necessária a participação da insulina. Este é um hormônio produzido pelo pâncreas, que tira a glicose do sangue e manda para dentro das células. Se esse processo for comprometido em algum ponto, haverá alteração das taxas de açúcar no sangue, dando origem ao diabetes.


Assim, na gestação duas situações podem ocorrer: ou a mulher já tem diabetes e engravida ou a mulher desenvolve a doença durante a gravidez. Neste caso, ocorre o diabetes gestacional.


As mulheres que engravidam com mais de 25 anos, obesas ou que tenham apresentado diabetes em outra gestação, tem maiores chances de desenvolver a doença. Porém, isso não é um critério definitivo. Assim, nem todas as mulheres que tem algum desses fatores vai, necessariamente, ter diabetes gestacional bem como nem todas as que apresentam a doença tiveram alguma dessas características.


Geralmente, os níveis de açúcar no sangue materno se normalizam logo após o parto e o diabetes gestacional desaparece. No entanto, a sua permanência, assim como o surgimento de outras complicações depende, também, do tratamento recebido durante a gravidez.


Portanto, essa condição é muito prejudicial, podendo trazer complicações tanto para mãe quanto para o bebê.


Dessa forma, é muito importante detectar o diabetes gestacional logo no início da gestação. Isso é feito medindo os níveis de glicose no sangue da mãe, o que deve ser realizado na primeira consulta do pré-natal.


Caso você queira saber mais sobre cuidados às gestantes com diabetes acesse o link do site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia:
http://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-gestantes-com-diabetes/